Para reforçar o cuidado da administração municipal com a lisura em todos os seus processos, a Prefeitura de Pinhalão aderiu ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), que foi lançado em maio deste ano pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
O programa é destinado aos gestores de organizações públicas, em todo o país. O objetivo é reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos.
A adesão ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção traz uma série de benefícios ao gestor público. Além de ressaltar o compromisso com a integridade da organização, dá maior segurança para a tomada de decisões e evita o desperdício de recursos que poderiam ser usados em outras áreas.
A organização pública também passa a contar com uma consultoria gratuita e contínua. O PNPC oferece treinamentos, capacitações e ferramentas específicas para prevenir, detectar, investigar, corrigir e monitorar a corrupção em sua estrutura.
O gestor usa uma plataforma de autosserviço on-line e pode avaliar sua instituição. Feito o diagnóstico de áreas vulneráveis e mais suscetíveis a falhas, ele tem aceso a um plano de ação.
Pinhalão