8:00 ás 12:00 - 13:00 ás 17:00

Assistência Social - Terça-feira, 19 de Julho de 2022

APRENDIZADO

CRAS de Pinhalão promove oficina de Jogos de Tabuleiro

A prefeitura de Pinhalão através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) vem promovendo a oficina de Jogos de Tabuleiro para toda população.

O responsável, professor Jefersson de Campos, conta os principais objetivos da iniciativa. “Sabemos que a saúde física é muito importante, mas a Covid-19 acabou afetando muito a saúde mental das pessoas e isso deve ser tratado com atenção. Os jogos de tabuleiro são úteis neste segmento, pois, desenvolvem o raciocínio, a atenção, a tomada de decisão, além de serem ótimos para desenvolver as relações pessoais que são importantes, mas encontram barreiras devido às tecnologias”, comenta.

O professor comenta ainda a importância da realização do projeto. “Além de ajudar na saúde mental como já dito, também proporciona aos participantes a oportunidade de conhecerem novas culturas, novos jogos de tabuleiro que são pouco conhecidos, como no caso do Shogi (Xadrez Japonês), do Othello/Reversi, Hnefatafl (Xadrez Viking), RPG de Mesa, Scrabble, Carcassone e tantos outros, além dos tradicionais”, explica.

Continua depois da publicidade

Segundo o professor, o projeto vem sendo reconhecido, tanto dentro do município, como fora, possuindo o apoio da Federação Brasileira de Othello (FBO), que convidou os alunos da oficina para disputarem o Campeonato Brasileiro de Othello, em setembro, na cidade de Avaré-SP e também do Clube Nacional de Shogi (CNS).

O prefeito, Dionísio Arrais de Alencar, parabeniza os envolvidos pela iniciativa. “Tenho certeza que a oficina vem beneficiando toda nossa população, em especial os jovens que são em maior número no projeto. Parabenizo toda equipe, pois essas atividades enriquecem ainda mais nosso município”, disse.

O projeto acontece na Biblioteca Municipal de Pinhalão, com aulas de duas a três vezes na semana, com turmas matutinas e vespertinas. Toda população a partir de 8 anos de idade pode participar.  Para realizar a inscrição deve-se entrar em contato com o CRAS de Pinhalão através do telefone (43) 3569-1455 ou com o professor Jefersson através do telefone/celular (43) 998653895.